Claranet
Relações com Investidores

Oportunidades de Crescimento

O mercado de tecnologia corporativa no Brasil e na América Latina apresentam um grande potencial de crescimento. A Claranet Tecnology está em posição privilegiada para acompanhar com sucesso esse crescimento.

As principais alavancas de crescimento identificadas pela Companhia encontram-se abaixo:
 

Aquisição Orgânica e Retenção de Clientes

A manutenção do crescimento entregue nos últimos anos se deu por meio de aquisição de clientes organicamente, com foco na venda de contratos de receita recorrente, esforço contínuo para renovação dos contratos existentes, visando a retenção do cliente no longo prazo e ampliação da proposta de valor ao cliente final, através do acompanhamento próximo da evolução dos negócios de nossos clientes, e com a oferta de serviços complementares às soluções já contratadas, realizados através de arquiteturas propostas para os mais diversos cenários. Pretendemos continuar investindo na máquina de vendas, que possui fluxos bem estruturados e equipe de vendas altamente qualificada, além das plataformas digitais que iremos investir para escalar nossos produtos e serviços.

Atualmente, nosso portfólio de clientes é composto por companhias de grande porte, (empresas que faturam acima de R$1 bilhão por ano), contudo, já oferecemos a mesma infraestrutura tecnológica de ponta para empresas de pequeno porte (empresas que faturam abaixo de R$20 milhões por ano) e médio porte (empresas que faturam acima de R$20 milhões por ano). Uma importante oportunidade de crescimento orgânico que será por nós explorada é a ampliação da base de clientes entre pequenas e médias empresas.

Pretendemos também garantir a renovação das empresas adquiridas, mantendo-o em um patamar mais próximo do observado na própria Companhia e ampliando, assim, nossas receitas.
 

Cross-Sell e Up-Sell

Pretendemos explorar intensamente as oportunidades de cross-sell e up-sell na base atual de aproximadamente 1.600 clientes, tomando vantagem do amplo portfólio de produtos e serviços. Da nossa base atual, 294 clientes são provenientes da Companhia, e, destes, 53% possuem mais de uma solução contratada, atestando nossa capacidade de realizar vendas adicionais. Ao considerar os cerca de 1.281 clientes agregados pelo portfólio da Mandic, este percentual é reduzido para 13%. Considerando nosso histórico comprovado de crescimento de receitas em uma mesma base de clientes e portfólio de soluções em constante evolução, acreditamos que exista uma grande oportunidade de cross-sell e up-sell a ser explorada na base de clientes da Mandic. Para implementar tal estratégia, pretendemos alavancar a venda de produtos e serviços através de (i) equipe comercial própria dedicada à renovação de contratos e venda de produto e serviços adicionais; (ii) migração de clientes para serviços de maior valor agregado ao longo da evolução de sua jornada digital; (iii) desenvolvimento de novos produtos e serviços aderentes às necessidades de nossos clientes; (iv) exploração da base de clientes adquirida da Mandic, ofertando o portfólio completo e integrado de soluções da Companhia; (v) ampliação da oferta de produtos de nuvem pública para a base atual de clientes através das tecnologias desenvolvidas pela Mandic.

Investimos de maneira sustentada em inovação, com orçamento para pesquisa e desenvolvimento voltado à criação de novos produtos e no desenvolvimento de nosso ecossistema digital. Desta maneira, ofertamos cada vez mais produtos e serviços aos nossos clientes e somos capazes de ampliar consistentemente a monetização de cada cliente ao longo do tempo, na base. Esta estratégia aplicada em uma base de aproximadamente 1.600 clientes representa uma significativa oportunidade de crescimento para a Companhia nos próximos anos.
 

Crescimento Inorgânico com M&A

Acreditamos estar bem posicionados para atuar como uma plataforma de consolidação do setor e capitalizar o fragmentado segmento de computação em nuvem, cibersegurança e dados brasileiro.

Alavancando-nos nos conhecimentos obtidos em aquisições realizadas tanto domesticamente quanto pelo Grupo em escala global, continuaremos a identificar no mercado potenciais alvos para aquisição nos setores de cibersegurança, nuvem pública e privada, inteligência artificial, dados, devops e plataformas digitas, incluindo experiências complementares que nos ajudarão a fortalecer as diferentes unidades de negócio.

A estratégia de crescimento inorgânico está baseada nos seguintes pilares estratégicos:

  • Fortalecimento do portfólio de produtos/serviços e do ecossistema digital;
  • Ganhos de escala e de plataforma;
  • Captura de sinergias operacionais;
  • Oportunidades de cross-sellrelevantes;
  • Criação de valor através de aumento da eficiência das empresas adquiridas;
  • Expansão geográfica; e
  • Alocação de capital disciplinada e eficiente.

Com relação à aquisição da Mandic, concluída em abril de 2021, entendemos que ainda existam significativas sinergias operacionais a serem capturadas, no que diz respeito à otimização da estrutura de custos e despesas. Nossa cultura de gestão disciplinada com forte mentalidade de resultados, resultou nos últimos anos em uma rentabilidade superior da Claranet quando comparada a demonstrada pela Mandic. Com isso, a união das companhias resultou em uma queda da margem EBITDA consolidada. Diante disso, através de nosso modelo de metas e gestão, bem como reestruturação da estrutura de despesas fixas da Mandic, pretendemos retomar o patamar histórico de margem EBITDA de nossas operações.

 

Expansão Geográfica

Ao longo dos últimos anos, expandimos nossa posição geográfica, levando em consideração as aquisições que possuem amplo conhecimento do mercado local e presença em todo território nacional com clientes considerados líderes em diversos segmentos de mercado.

Através das nossas plataformas digitais atendemos clientes de todas as regiões do Brasil.
 

Expansão de Portfólio

Contamos atualmente com um portfólio bastante amplo de produtos e serviços de tecnologia voltados aos clientes corporativos. Desde a fundação da Companhia, a abrangência do portfólio tem crescido cada vez mais e acreditamos que continuará crescendo, sendo pela oferta de mais produtos de nossos parceiros e fornecedores ou soluções desenvolvidas internamente pela nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento altamente capacitada.